empreende

VÍDEO: casal que organizava festas por lazer abre negócio no ramo

Gilson Alves

Foto: Renan Mattos (Diário)
Daniele e o marido, Calebi, organizam festas temáticas aos fins de semana para aumentar o orçamento familiar

Os elogios dos colegas de trabalho ao bom gosto para decorar ambientes renderam a Daniele Bitencourt Dielo uma possibilidade de renda extra. Assim, há quatro anos, o que era feito simplesmente para ajudar familiares e conhecidos tornou-se uma fonte de renda extra para ela.

Com o auxílio do marido, o motorista Calebi Vargas Pereira, braço direito no negócio, a balconista de farmácia hospitalar começou a decorar, inicialmente, pequenas celebrações. Mas, a partir de 2017, a atividade ganhou novos ares. Desde então, formaturas, aniversários de 15 anos e casamentos, entre outros eventos, passaram a fazer parte da agenda da empreendedora.

Daniele e Calebi administram a Dielo Dani Decorações juntos. Em média, em meses movimentados, decoram de 13 a 15 festas. Eles disponibilizam também cama elástica e piscina de bolinhas, itens que não podem faltar em festas de crianças e que recebem manutenção de seis em seis meses para garantir segurança, segundo a empreendedora:

- Sempre gostei de lidar com enfeites, e esse interesse passou a ser notado. Primeiro, uma colega do hospital me incentivou a decorar um chá de bebê. Aos poucos, passei a investir na área. Adorei o resultado e não parei mais - diz.

Amigas criam papelaria artesanal em Santa Maria

Para garantir a clientela, Daniele prioriza a originalidade, o bom atendimento, e segue as orientações de quem contrata o serviço.

- Faço sempre o que a cliente pede e não gosto de repetir decorações. Procuro me atualizar para seguir o que é tendência e sou atenta a detalhes. Os painéis de paletes têm sido bastante utilizados. Isso ajuda para que sejamos novamente procurados - conta Daniele.

O youtube tem sido uma grande fonte de estudo para Daniele. No dia a dia, ela assiste vídeos específicos sobre a área, busca novidade e acompanhar tendências do mercado. Mais do que isso, cultivar o bom relacionamento com os clientes é prioridade para a decoradora.

Para a empresária Taís Tiellet, a fidelidade no que é sugerido pelo cliente é o diferencial da Dielo Dani Decorações.

- Mencionei que precisava de algo simples e que combinasse com o local. Não queria nada sofisticado, e Daniele respeitou a minha opinião. Ficou mais bonito do que eu imaginava. Superou às minhas expectativas. Valeu a pena - diz Taís.

Daniele fez também a decoração da festa de 3 anos do pequeno Elias, filho da dona de casa Vanessa Penna:

- Eu dei uma ideia, eles seguiram à risca e nos surpreenderam pela criatividade e pelo empenho. A festa ficou linda! Indico para quem procura um bom trabalho em decoração.


PLANEJAMENTO

De acordo com Daniele, há um controle das finanças para tocar o negócio das decorações. No início, separar contas pessoais e da empresa era uma atividade complicada. Atualmente, os orçamentos são distintos e com destinos específicos.

Amigas criam marca para produzir peças em crochê

O gestor de projetos do Sebrae de Santa Maria, Rômulo Machado Vieira, afirma que planejamento e organização são pontos que alavancam pequenos projetos, como o de Daniele.

- Só assim é possível pensar em expansão. Para quem está iniciando ou já está consolidado no negócio, organizar os processos é essencial. Vale apontar indicadores do que tem funcionado no mercado para prevenir riscos. Controlar o fluxo de caixa e não misturar as contas da pessoa física com o fluxo da empresa faz diferença nesse contexto - explica o gestor.  

PERSPECTIVAS

Com o empreendimento, Daniele e Calebi dividem o tempo entre o trabalho formal e a organização de festas. Aos finais de semana, eles se concentram nas decorações. Entretanto, a incerteza ainda faz parte do negócio. Mesmo que Daniele e Calebi tenham uma atividade que já parece promissora, o faturamento depende da época e da demanda.

- A renda é incerta. Em finais de semana específicos, em épocas do ano com mais festas, temos bastante serviço. Já aconteceu de, em determinado mês, ganharmos mais que o salário formal. Mas é bem relativo- explica Daniele.

COMO CONTRATAR

  • Facebook - Dielo Dani
  • Instagram - @Dielo Dani
  • Telefone - (55) 99139-1322
  • Valor - De R$ 100 a R$ 3mil, conforme orçamento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Liquida Santa Maria não vai cobrar taxa de adesão dos lojistas Anterior

Liquida Santa Maria não vai cobrar taxa de adesão dos lojistas

Benefícios do INSS acima do salário mínimo terão reajuste Próximo

Benefícios do INSS acima do salário mínimo terão reajuste

Economia